Como rastrear o seu celular em caso de perda ou roubo
agosto 3, 2023Perder ou ter o celular roubado é uma situação muito desagradável e preocupante. Além de perder o aparelho, você pode ter seus dados e informações pessoais acessados por pessoas mal-intencionadas. Por isso, é importante saber como rastrear o seu celular em caso de perda ou roubo, para tentar recuperá-lo ou, pelo menos, proteger os seus dados.
Neste post, vamos mostrar como você pode rastrear o seu celular Android ou iPhone usando as ferramentas oficiais do Google e da Apple. Também vamos dar algumas dicas de segurança para evitar que seus dados sejam comprometidos.
Como rastrear celular Android
Se você tem um celular Android, pode usar o recurso Encontre Meu Dispositivo, do Google, para localizar, bloquear ou limpar o seu aparelho. Para isso, você precisa ter uma conta do Google vinculada ao seu celular, ter a localização ativada e ter o Encontre Meu Dispositivo ativado.
Para rastrear o seu celular Android, siga os passos abaixo:
– Acesse android.com/find em um navegador de outro dispositivo ou computador;
– Faça login com a sua conta do Google;
– Selecione o dispositivo que você quer rastrear;
– Veja a localização aproximada do seu celular no mapa e o nível de bateria dele.
Além de rastrear o seu celular, você pode realizar algumas ações remotas, como:
– Tocar som: faz o seu celular tocar no volume máximo por cinco minutos, mesmo que ele esteja no modo silencioso ou vibração. É útil para encontrar o celular perdido dentro de casa, por exemplo;
– Proteger dispositivo: bloqueia o seu celular com o seu PIN ou senha e desconecta a sua conta do Google. Você também pode adicionar uma mensagem ou um número de telefone na tela de bloqueio para ajudar alguém a devolver o seu aparelho;
– Limpar dispositivo: apaga todos os dados do seu celular permanentemente e impede que ele seja localizado novamente. Essa opção só deve ser usada se você não tiver mais esperança de recuperar o seu aparelho.
Atenção: se você encontrar o seu celular depois de limpar os dados dele, será necessário usar a senha da sua conta do Google para usá-lo novamente.
Como rastrear iPhone
Se você tem um iPhone, pode usar o recurso Buscar iPhone, da Apple, para localizar, bloquear ou limpar o seu aparelho. Para isso, você precisa ter uma conta do iCloud vinculada ao seu iPhone, ter a localização ativada e ter o Buscar iPhone ativado.
Para rastrear o seu iPhone, siga os passos abaixo:
– Acesse icloud.com/find em um navegador de outro dispositivo ou computador;
– Faça login com a sua conta do iCloud;
– Clique em Todos os dispositivos e selecione o dispositivo que você quer rastrear;
– Veja a localização aproximada do seu iPhone no mapa.
Além de rastrear o seu iPhone, você pode realizar algumas ações remotas, como:
– Reproduzir som: faz o seu iPhone emitir um som por dois minutos, mesmo que ele esteja no modo silencioso. É útil para encontrar o iPhone perdido dentro de casa, por exemplo;
– Modo perdido: bloqueia o seu iPhone com um código e exibe uma mensagem personalizada na tela de bloqueio. Você também pode acompanhar a localização do seu aparelho e receber notificações por e-mail quando ele for encontrado;
– Apagar iPhone: apaga todos os dados do seu iPhone permanentemente e impede que ele seja localizado novamente. Essa opção só deve ser usada se você não tiver mais esperança de recuperar o seu aparelho.
Atenção: se você encontrar o seu iPhone depois de apagar os dados dele, será necessário usar a senha da sua conta do iCloud para ativá-lo novamente.
Dicas de segurança
Além de saber como rastrear o seu celular em caso de perda ou roubo, é importante tomar algumas medidas de segurança para evitar que seus dados sejam acessados por pessoas não autorizadas. Veja algumas dicas:
– Use um bloqueio de tela com PIN, senha, padrão, impressão digital ou reconhecimento facial;
– Faça backup dos seus dados regularmente na nuvem ou em um computador;
– Não guarde senhas, números de cartão ou informações sensíveis no seu celular;
– Use aplicativos de segurança que possam criptografar, ocultar ou proteger os seus arquivos e aplicativos;
– Não clique em links suspeitos ou baixe aplicativos de fontes desconhecidas;
– Mantenha o seu celular atualizado com as últimas versões do sistema operacional e dos aplicativos;
– Em caso de perda ou roubo, entre em contato com a sua operadora para bloquear o seu chip e o seu IMEI.
Conclusão
Rastrear o seu celular em caso de perda ou roubo pode ser uma forma de tentar recuperá-lo ou, pelo menos, proteger os seus dados. Você pode usar as ferramentas oficiais do Google e da Apple para localizar, bloquear ou limpar o seu aparelho Android ou iPhone.
Você também pode tomar algumas medidas de segurança para evitar que seus dados sejam acessados por pessoas mal-intencionadas. Lembre-se de usar um bloqueio de tela, fazer backup dos seus dados, não guardar informações sensíveis no seu celular e usar aplicativos de segurança.