O que é o ChatGPT? A nova tecnologia tem deixado professores preocupados por ser capaz de responder a qualquer pergunta e realizar trabalhos.
janeiro 12, 2023A nova inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI tem dado o que falar nos últimos dias, com pouco mais de um mês após seu lançamento, muitos estão impressionados com o a ferramenta que é capaz de desenvolver códigos, criar textos, resolver equações e até trabalhos acadêmicos com facilidade e rapidez e tudo que precisa fazer é ordenar ou perguntar que o robô irá processar instantaneamente.
O que é o ChatGPT?
Desenvolvida para ser um assistente virtual, o ChatGPT é capaz de responder a qualquer situação, sejam questões simples ou até produzir códigos de programação e redações, com essa ferramenta você pode realizar uma infinidade de atividades apenas com uma simples conversa. Por ser uma tecnologia de inteligência utiliza um modelo de linguagem desenvolvido para o diálogo com humanos com intuito de fornecer informações, responder perguntas, resolver problemas visando auxiliar e fortalecer seu banco de dados a partir das conversas e interações com os humanos. Por ainda estar em fase de treinamento e não estar interligado a internet, algumas perguntas podem não ter respostas ou serem superficialmente abordadas.
Como usar o ChatGPT?
Para usar a ferramenta é bem simples, no momento ela está disponível gratuitamente e qualquer pessoa pode utilizar para isso basta acessar a página do ChatGPT e criar um cadastro na OpenAI, logo após surgirá uma caixa de texto na parte inferior da tela onde você pode começar a explorar a ferramenta, além disso você alterar o tema, resetar conversas e visualizar perguntas frequentes clicando no menu lateral da página.
ChatGPT causa preocupação aos professores
Com apenas um mês após seu lançamento a ferramenta já tem sido questionada por profissionais de educação, muitos alunos vêm utilizando o ChatGPT para resolver exercícios e criar seus trabalhos o que de modo interfere no aprendizado, e o mais interessante é que mesmo utilizando uma base de dados é quase impossível identificar a origem do texto com ferramentas de plágio facilitando seu uso nos trabalhos acadêmicos.
O sucesso da ferramenta é indiscutível e nos próximos meses ela pode deixar de ser gratuita, segundo o CEO da OpenAI existem planos para monetizar o ChatGPT, porém sem data definida, para a empresa a prioridade no momento é melhorar a qualidade das respostas a partir do treinamento com as interações com humanos, alimentando a base de dados otimizando o modelo de linguagem com respostas precisas.